E aí? Vou pra igreja este domingo?

Curtiu? Compartilha uai.

Com o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) que agora o Covid-19 (Coronavírus) está no nível de pandemia, uma vez que o número de casos aumentou 13 vezes e a quantidade de países infectados triplicou, totalizando até agora mais de 4 mil mortes e centenas de milhares de infectados, nota-se um certo desespero e isso chegou em cheio nas igrejas cristãs aqui no Brasil.

Assim, a fim de propagar a discussão saudável do assunto, vou enumerar algumas coisas a considerar na sua decisão de ir ou não a sua igreja este fim de semana.

  • Lembre-se que os sintomas do Covid-19 são muito próximos a de uma gripe, tais como febre, tosse e dificuldade respiratória;
 
  • Ainda não há vacina ou tratamento específico. Os hospitais tem dado apenas remédios para dores, febre e gripe na tentativ de amenizar os sintomas e não pra parar/curar o vírus.
 
  • Os governos (em todos os níveis), assim como médicos e sociedades de infectologia tem recomendado medidas para prevenção, tais como usar o antebraço pra espirrar, rigor acima da média quanto à higienizalçao das mãos e superfícies de contato direto (com álcool 70% e sabão), evitar contato físico, manter os ambientes ventilados (janelas abertas mesmo com o ar condicionado funcionando) e, se você estiver doente, permanecer em casa.
 
  • O Governo do Distrito Federal publicou em edição extra do Diário Oficial a suspensão, pelo prazo de cinco dias – que podem ser prorrogáveis, de (1) eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a cem pessoas, (2) de atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, públicas e privadas, e (3) que bares e restaurantes devem observar a organização das mesas e manter distância mínima de 2 metros entre elas.
 
  • Logo, ainda que este decreto não inclua as igrejas, é oportuno às igrejas, seja onde for, a aderirem voluntariamente a suspensão de suas atividades pelo amor que devemos ter a vida do próximo;
  • Mas, se sua igreja estiver reunida este domingo e você não estiver no grupo de risco (idosos, pacientes quimioterápicos, imunodeprimidos, diabéticos, com gripe), não deixe de ir adorar ao Senhor na presença de outros irmãos.
  • Se ficar em casa você também não está pecando. É algo temporário. Lembre-se que esse surto não é pra sempre. Alguns dizem que em no máximo 4 meses já vai ter passado todo esse buzz.
  • Assim, ficando em casa, aproveite a oportunidade pra fazer uma dessas opções: (1) Reuna-se com seus familiares em casa este domingo para orar, cantar louvores e ler a Palavra de Deus; (2) Acompanhe o culto de igrejas da sua denominação que aconteçam pela Internet (me pergunte como se você não sabe como fazer isso).
  • Se você precisar entregar o dízimo você pode fazer tanto na outra semana ou via depósito bancário. Ligue para a igreja que faz parte e pergunte seu pastor como fazer isso.
  • Veja bem… não é hora de se entregar à ansiedade e pânico. Confie que o Senhor dirige todo o Universo e tem a vida do seu povo em especial atenção.
  • Veja bem... é hora de você orar mais também! Leve suas dúvidas ao Senhor e interceda a Ele que esta situação venha a se concluir rapidamente. Que as famílias enlutadas busquem força nEle!
  • Veja bem… Se um vírus que não somos nem capazes de ver é capaz de causar tanto mal, de ceifar tantas vidas assim, considere que eu e você somos incrivelmente frágeis. Precisamos contar nossos dias com sabedoria (Sl 90.12), que esta vida é vaidade e fulgaz (neblina) e também confiar nossas vidas ao único que é capaz de cuidar dela (Jesus).
  • Veja bem... Se o caos já é assim agora, imagina no dia do Juízo Final?
  • Veja bem... Nossa esperança não está nesta terra e nem no que o futuro aqui nos oferecerá. Nossa esperança está na eternidade ao lado de Cristo e vivemos por isso. Assim, se morrermos aqui e estivermos com o Pai, então estamos no lucro. Não tenha medo. Tenha fé.

Compartilho aqui com vocês um doc de orientação da Igreja Presbiteriana Nacional que acho muito válido neste momento. Pode servir de base se sua igreja precisa se pronunciar neste assunto.

Curtiu? Compartilha uai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *