The Chosen?!?

Curtiu? Compartilha uai.

Sim, este não é um post em Inglês, porque você está lendo em Português.

E, não. Eu não quero te dizer se deve ou não assistir/continuar assistindo o seriado The Chosen (Os Escolhidos) – que já está em sua 4ª temporada nos EUA e em breve chegará aqui no Brasil para mais 8 episódios.

O objetivo é apenas pensar.

Bora lá!


  1. Comece considerando a quantidade de lixo que as principais plataformas de streaming (Netflix, Prime Video, Max, Star/Disney+, Apple TV, Globoplay, etc) despejam semanalmente diante de nossos olhos, ouvidos e mente/coração.
    • É muito filme e série com o MESMÍSSISSISSIMO roteiro em defesa das drogas, sexo fora do casamento, traição, mentira, homosexualidade, violência banal, aborto, etc.
    • Nem Discovery Channel passa limpo com a quantidade absurda de material contrário a Palavra de Deus.
    • O que tem salvado, e ainda bem mais ou menos, tem sido algum conteúdo de esporte e um filme/série aqui e acolá da Turquia e Coréia do Sul – vai ver que é por isso que os Doramas, que não é o termo correto, tomaram conta da atenção de muitas pessoas.
  2. Tirando a plataforma Brasil Paralelo, que é essencialmente católica, o que sobra de plataforma de conteúdo em vídeo que seja ao menos 75% saudável tá em Inglês.
    • A maior parte das produtoras cristãs dos EUA/Canadá não são de linha reformada ou são bemmmmm deturpadas como as do Darren Aronofsky (Noé, por exemplo).
    • Só que tem muita coisa boa publicada lá na gringa e aqui.
  3. Logo, ter acesso a uma série que fala de Cristo e é um pouco melhor produzida que as da Rede Record JÁ É UM SENHOR AVANÇO, né?
    • Eu ainda acredito que a Record trabalhou melhor os cenários de suas novelas/filmes que a Angel Studios em The Chosen.
    • Já os defeitos especiais gringos são melhores.
  4. Depois, antes de olhar o seriado em si, olhe seu coração.
    • Como tá seu tempo com Deus? Oração e Estudo.
    • Na pizza do seu tempo, quantos % fica com diversão (entretenimento audio visual), trabalho, cuidado físico e como isso está emaranhado com sua vida devocional.
      • Veja bem que não listei um tempo só pra devocional… mesmo porque estamos falando de uma vida inteira né?
    • Pensa comigo. Não adianta apenas não ver The Chosen e continuar vendo outros seriados promíscuos, né?!
  1. Agora, a série.
    • Ainda que Jonathan Roumie não interprete Jesus como o do retrato de 1940 de Warner Sallman, isto é, loiro, alto, bonito, de olhos azuis, cabelos longos e barba bem feita, estamos falando de uma representação feita com o propósito de cativar os olhos/desejo do público que assiste.
      • Afinal, não é um Jesus feio aos padrões atuais de beleza (Como Willem Dafoe foi no Jesus dele), mesmo sendo mais baixo, moreno e de nariz largo, como as primeiras representações que temos do século II.
      • Pense que o Jim Caviezel também não foi escolhido à toa… Hollywood é sempre precisa e direta quando se trata de beleza.
    • Pense também que toda imagem é limitada ao que se vê.
      • Isto é, imagens refletem um momento fixo no tempo e espaço;
      • Imagens não mostram todos os ângulos do que se é realmente;
      • Os primeiros 4 mandamentos, que tangem nosso relacionamento direito com o Deus Trino, nos proíbem de adorar outros deuses e fazer imagens deles ou de Deus, pois Ele é infinito em todos os seus atributos.
      • Logo, qualquer filme e série SEMPRE mostrará uma versão quebrada/incompleta de Jesus!
      • Por mais que sua imaginação seja fértil, mal alcançará quem Cristo é.
      • Ainda que seus olhos vissem Cristo do momento que nasceu até antes da sua ascensão aos céus, ainda assim, não teria visto quem Cristo é, pois ainda em carne é Deus infinito em tudo. E digo mais! Mesmo vendo a Cristo com nossos olhos na eternidade, ainda não teremos um alcance completo de quem Ele é.
      • O Cristo desse seriado por vezes é alguém que se mostra fraco/sem autoridade… mesmo que mostre doçura, cure e busque ser uma boa representação do que a Bíblia relata.
      • São tantas falas desse ator falando de sorte… isso é um desvio teológico sério porque não existe acaso para nós. Deus é soberano sobre tudo!
    • Deus se revelar por palavras, e não por imagens, não é por acaso!
      • Deus conhece os efeitos da queda.
      • Sabe que gostamos de ter algo tátil e visível pra adorar.
      • O tanto que esse ator tem aparecido nas redes sociais como amigão das pessoas e as pessoas postando… olha estou aqui com Jesus… é perigoso!
      • Outro dia ele postou um vídeo orando com o Mark Wahlberg que é católico… e o ator fazendo o sinal da cruz.
      • Fé é confiar no que se diz e em quem se diz… não em quem se vê!
    • Mateus autista eu achei muito ‘vamos encaixar um grupo que queremos atender para sermos inclusivos’…
  2. Mas olha…
    • Se essa série te incentivou a agir como os Bereianos e ir ler a Bíblia pra conferir… ótimo!
      • Vi isso acontecendo com muitas pessoas.
    • Só assista com cuidado!
    • Assista como quem já leu o livro e sabe que as adaptações são sempre piores.
    • Tem coisa pior pra consumir por aí, mas cuidado para não aceitar o que você ver nessa série como verdade inquestionável… é tipo ‘A Mensagem’ que alguns teimam em falar que é Bíblia… não é. A Palavra só tem uma… o diretor não teve acesso a um corte exclusivo para atualizar a Bíblia. Não existe isso.

Curtiu? Compartilha uai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *