‘…mas até para morrer em Jerusalém’

Curtiu? Compartilha uai.

De ontem pra hoje eu tive um sonho onde conversava com um conhecido que falou assim: ‘Olha, eu não volto mais. Decidi e não volto atrás. Abandonei a vida cristã porque a Bíblia não me é relevante. Ela não fala, nunca falou comigo. Vou seguir meu próprio caminho’.

Aí, como de costume, abri os meus olhos, beijei meus filhos, minha esposa abracei e fui assumir as responsabilidades do dia ao lado de um bom café com leite, mas o que foi me dito ali no imaginário do meu travesseiro continuou a atravessar os pensamentos. Assim, agora à noite, após chegar em Atos 21.13, durante minha leitura devocional do dia, tive de parar de ler para escrever.

A Palavra de Deus fala contigo? E se fala, como você tem reagido ao que ela te diz?

Tal como nos diz o Senhor na Parábola do Semeador, a Palavra de Deus chega a quatro tipos de ouvintes.

O primeiro grupo de indivíduos é aquele onde as pessoas ouvem e já de cara rejeitam a Verdade (Lc 8.12). Aqui, assim como nos dois grupos a seguir, estarão pessoas que nós temos muita afeição, mas não fazem parte dos eleitos. Isso nos trás tristeza? Sim, muita. Mas, olha, lembre-se sempre que quem é o salvador aqui é Cristo e não eu ou você.

Depois tem aquele grupo de pessoas que escutam a Palavra, fazem isso com alegria, mas porque não tem raiz, não foram eleitas para salvação, chegam a crer por algum tempo e na hora de um problema maior desistem (Lc 8.13). A igreja visível tem muitas pessoas deste grupo aqui.

O terceiro grupo eu diria que caberia o indivíduo que no SONHO, veja bem, no SONHO, ouviu a Palavra, provavelmente a vida inteira na igreja, mas ficou pelo caminho porque as riquezas do mundo, os prazeres desta vida, o sufocaram. De fato a Palavra nunca falou de maneira efetiva a essas pessoas aqui porque o Espírito Santo nunca habitou nelas.

E, finalmente, no quarto grupo temos pessoas como Paulo.

O que estão fazendo, ao chorar assim e partir o meu coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

Atos 21.13

Quem é boa terra não apenas pertence ao grupo dos salvos, digo, não apenas retêm a Palavra ouvida, mas também dá fruto. Isso parece óbvio, mas para muitas pessoas não é.

Aqueles que fazem parte da igreja invisível são de tal forma dominados pelo amor de Cristo (2 Co 5.11-17) que não é suficiente apenas serem salvos, mas há o desejo de viver para seu salvador como forma de agradecimento e louvor (v.15).

Paulo, neste momento de sua vida, é aquele cara que olha para seus amigos e diz: Olha, parem de tentar me dissuadir a pregar o Evangelho. Se sou nova criatura eu quero mesmo é falar todos os dias que ainda viver desse grande e magnífico salvador. Se tiver de ser motivo de chacota, Ok. Se tiver de ser odiado pelos da minha própria casa, Ok. Se tiver de ser perseguido pela minha própria igreja, OK. Morte, Ok – ainda será infinitamente pouco diante do muito que Cristo fez por mim.

A Palavra falou tão forte com Paulo que ele diz que foi limpo pelo sangue do Cordeiro e é nova criatura (v. 17). Os adjetivos, bons ou ruins, que antes o qualificavam já não servem mais para o identificar, porque ele foi comunicado sobre Cristo e é dominado por seu amor.

Em 2 Co 5.11-17 o Apóstolo Paulo diz que aquele que está em Cristo, que ouve sua voz, que foi limpo por seu sangue, é nova criatura (v. 17). Os adjetivos que antes caracterizavam esta pessoa, bons ou ruins, já não servem mais para o identificar, porque agora ele/ela foi comunicado Cristo e essa pessoa agora é dominada pelo amor dEle (v. 14). Ele não vive mais para si mesmo, mas vive e morre por aquele que por ele morreu (v. 15).

Ano passado ouvi de um indivíduo dentro de uma igreja que essa ideia de morrer por Cristo foi apenas naquele contexto e que hoje, na nossa cultura, isso não seria mais necessário. Será?

Já pensou como seriam nossas casas se tanto pais, mães e filhos decidissem viver e morrer por Cristo ao se esforçarem o máximo para estarem fiéis a Escritura, não cedendo aos impulsos da carne, nem dos prazeres e riquezas que este mundo oferece?

Já pensou se cristãos não se vendessem as pressões políticas dentro de seus empregos, grupos sociais ou nas igrejas que frequentam para se manterem nas posições que ocupam? Já pensou o que seria desses cristãos se pensassem menos neles mesmos, na sua manutenção, e mais na totalidade do corpo, na igreja de Cristo não ser ridicularizada?

Já pensou o que seria das mulheres se os homens assumissem um compromisso sério de honrá-las como a Bíblia nos diz?

E quanto ao aborto? sexo antes do casamento? natalidade em decréscimo nos lares cristãos? busca incessante por estabilidade nos concursos públicos? Já pensou o que seria da nossa igreja aqui no Brasil se nós nos esforçassemos mais e de vera, como Paulo estava disposto, a sofrer para que Cristo fosse exaltado?

Se você chegou até aqui na leitura… minha oração é que tanto eu quanto você possamos ser como Paulo e estar dispostos a viver os anos que Deus tiver pra nós (8 ou 80) com alegria e disposição de ir até a última respiração para louvor dEle. Que possamos fazer isso quando for fácil e quando for difícil também.

Curtiu? Compartilha uai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *